A Escola de Saúde Pública (ESP) do Rio Grande do Sul promoverá a I Semana da Consciência Negra, com dois eventos. Dos dias 26 a 28 de novembro, será realizado o primeiro módulo do I Curso de Extensão em Saúde da População Negra. Nos dias 29 e 30 haverá o Seminário Estadual de Políticas Afirmativas na Intersetorialidade na Saúde da População Negra. E, de 10 a 14 de dezembro, acontece o Módulo II da Extensão.
O curso destina-se a dirigentes dos movimentos sociais, popular e sindical, conselheiros, gestores públicos, acadêmicos e profissionais dos serviços de saúde dos municípios gaúchos. O objetivo geral do projeto é organizar a rede de atenção integral à saúde da população negra no Rio Grande do Sul por meio da capacitação de apoiadores do Sistema Único de Saúde (SUS) para a redução das iniqüidades étnico/raciais. A carga total é de 90 horas: 50 horas/aula no Módulo I e 40 horas/aula no Módulo II.
O seminário será aberto às 9h de quinta-feira (28). O público-alvo são profissionais da área da saúde, representantes dos movimentos sociais, negro, popular e sindical, gestores públicos, estudantes, conselheiros, coordenadorias de saúde, quilombolas, universidades e trabalhadores. O evento tem como objetivo promover um debate sobre a organização da rede de atenção integral à saúde da população negra do Estado, a partir das experiências adquiridas pelos participantes. O seminário tem carga total de 16 horas.
Os dois módulos do curso serão realizados no Auditório da ESP, na Avenida Ipiranga, 6311, bairro Partenon, em Porto Alegre e o seminário na FUNASA, Av. Ipiranga, 536/11ª andar, em Porto Alegre. A programação dos dois eventos segue abaixo. Mais informações pelo telefone (51) – 3213-2184.
Assessoria de Comunicação Social ESP
Confira a programação do curso e do seminário:
I CURSO DE EXTENSÃO EM SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA
Carga horária total: 90 horas
Módulo I – 50 h/a
26/11 (Segunda)
08h30 – Recepção – Integração. Palestrante: Paulo Conte, ator.
12h – Almoço
13h30 – Conhecendo o SUS e a Saúde da população negra. Palestrantes: Maria Lúcia da Silva e Jussara Dias (Instituto AMMA Psique – Negritude/SP) e Stênio Rodrigues (MS/RS).
18h – Encerramento
27/11 (Terça)
8h30 – Identificação, abordagem e combate ao racismo institucional. Palestrantes: Maria Lúcia da Silva e Jussara Dias (Instituto AMMA Psique – Negritude/SP).
12h – Almoço
13h30 – Nossos Passos Vêm de Longe – Trajetória do Movimento Negro na Saúde no Brasil. Palestrantes: Maria Lúcia da Silva e Jussara Dias (Instituto AMMA Psique – Negritude/SP) e Ruben da Silva (CODENE).
18h – Encerramento
28/11 (Quarta)
8h30 – Direitos Humanos e Saúde da População Negra. Palestrante: Domingos Sávio Dresch da Silveira.
12h – Almoço
13h30 – Ancestralidade, Cosmovisão e terapias populares em Saúde. Palestrantes: Baba Dyba de Yemonja e Maria Elaine Rodrigues.
17h30 – Intermódulo – Trabalho de Campo para apresentação no Módulo II; Levantamento da Realidade Municipal e a Saúde da População Negra.
18h30 – Encerramento
Módulo II – 40 h/a
10/12 (Segunda)
8h30 – Apresentação dos trabalhos/Intermódulo. Palestrantes: Maria Lúcia da Silva e Jussara Dias (Instituto AMMA Psique – Negritude/SP).
12h – Almoço
13h30 – Saúde da População Negra, Agravos e mortes evitáveis. Palestrante: Ana Volosko (SES/SP).
18h – Almoço
11/12 (Terça)
8h30 – Experiência da Implementação do Quesito Raça/Cor. Palestrantes: Maria Lúcia da Silva e Jussara Dias (Instituto AMMA Psique – Negritude/SP).
12h – Almoço
13h30 – Planejamento em Saúde e a Saúde da População Negra. Palestrante: Valcler Rangel (RJ).
18h – Encerramento
12/12 (Quarta)
8h30 – Integralidade, eqüidade, financiamento: A Saúde da População Negra e o Pacto pela Saúde. Participação: Luís Eduardo Batista (SES/SP) e Arnaldo Marcolino da Silva (SP), SES/RS e ASSEDISA.
12h – Almoço
13h30 – Acompanhamento, educação continuada e educação permanente. Participação: Estella Maris Dutra (CODENE), ESP/RS, MS/RS e ASSEDISA.
15h30 – Oficina. Participação: Paulo Conte (ator)
18h – Encerramento
13/12 (Quinta)
8h30 – Anemia Falciforme. Participação: Stênio Rodrigues (MS/RS), Arnaldo Marcolino da Silva (SP), Ludmila Marques (CODENE) e Clédis (Vice-presidente da Associação Estadual de Quilombolas/RS).
12h – Almoço
13h30 – Continuação da atividade tema anterior: Participação Popular em Saúde e Controle Social. Participação: Stênio Rodrigues (MS/RS), Arnaldo Marcolino da Silva (SP) e CODENE.
16h15 - Participação Popular em Saúde e Controle Social. Participante: Lúcia Silla (Hematologia/HCPA) e Neusa Maria da Rocha Carvalho (CODENE/AGAFAL).
20h – Jantar de confraternização
14/12 (Sexta)
8h30 – Plano de Ação, Indicadores e Metas. Participação: CEERT/SP.
12h – Almoço
13h30 – Organização da Política em Rede. Palestrantes: Stênio Rodrigues (MS/RS), Maria Graça Paiva (CODENE) e ESP/RS.
18h – Encerramento do curso
SEMINÁRIO ESTADUAL DE POLÍTICAS AFIRMATIVAS: INTERSETORIALIDADE E A SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA NO RS
Carga horária: 16 horas
29/11 (Quinta)
9h – Abertura: atividade cultural com o Coral do Hospital Cristo Redentor e Grupo Cultural Ponto Z.
10h – Mesa Oficial
11h – Conferência “Saúde da População Negra no Brasil: razões das iniqüidades em saúde”. Palestrante: Jurem Werneck (médica/ONG Crioula RJ e Membro do Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde).
12h – Almoço
13h30 – Promoção em Saúde: exercício físico com o Grupo Africanamente – Música Afoxé.
13h50 – Painel: “Política de Atenção Integral à Saúde da População Negra”.
15h50 – Intervalo
16h10 – Debate
17h – Encerramento da Mesa
20h – Jantar de confraternização – por adesão, exclusivo aos participantes do Seminário
Coral do Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE/Porto Alegre).
Cantora Loma/Aidê
30/11 (Sexta)
8h30 – Painel: “Experiências Municipais em Políticas Afirmativas e Intersetorialidade: saúde, educação, cultura, geração de emprego e renda, direitos humanos e meio ambiente”.
10h45 – Intervalo
11h – Debate
12h – Almoço
13h30 – Sistematização e Encaminhamentos de Propostas
17h – Encerramento Oficial