Segunda – feira dia 05 de setembro, mais uma participação no
GHC- GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO. Eu e Mãe Andéia de Oxum passamos a tarde, ofertando assistência religiosa, baseadas nos principios da matriz africana.
domingo, 4 de outubro de 2015
Mãe Carmen de Oxalá diretora espiritual da ASSOBECATY e Mãe Andréia de Oxum na Assistência Religiosa no GHC- Grupo Hospitalar Conceição
Postado por ASSOBECATY - Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá às 20:38 0 comentários
segunda-feira, 21 de setembro de 2015
OLHA ELA AI !!! Linda, Exuberante, Sagrada !! Esta é a Pedra de Xangô, localizada na Praia da Alegria no município de Guaíba. 8º ALUJÁ NA PEDRA DE XANGÔ - Venha a Guaiba exaltar a Pedra e ajudar a reconstruír o patrimônio cultural, símbolo natural o Orixá Xangô.
OLHA ELA AI !!! Linda, Exuberante, Sagrada !! Esta é a Pedra de Xangô, localizada na Praia da Alegria no município de Guaíba. 8º ALUJÁ NA PEDRA DE XANGÔ - Venha a Guaiba exaltar a Pedra e ajudar a reconstruír o patrimônio cultural, símbolo natural o Orixá Xangô.
Localizada na AV Carlos Barbosa e av Brasil, Balneário Alegria, RS BRASIL
Postado por ASSOBECATY - Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá às 08:43 0 comentários
terça-feira, 15 de setembro de 2015
Grupo Hospitalar Conceição : Novas integrantes de Matriz Africana fazem ritual no HNSC — em Hospital Nossa Senhora da Conceição- Grupo Hospitalar Conceição : Novas integrantes de Matriz Africana fazem ritual no HNSC — em Hospital Nossa Senhora da Conceição
No primeiro dia de atuação das novas integrantes, mais de 60 usuários e trabalhadores receberam o axé para a saúde das mãos do grupo. No Espaço Inter-Religioso do Hospital Conceição, os integrantes da religião de Matriz Africana realizam atendimento espiritual todas às segundas-feiras, das 14 às 17 horas.
O Espaço Inter-Religioso
Iniciativa da Participação Cidadã/GHC, o Espaço Inter-Religioso tem o objetivo de garantir assistência espiritual aos usuários e profissionais que desejarem e conforme suas crenças, a partir das diretrizes do SUS de integralidade da atenção e humanização do atendimento. Compreende, através da organização em um Fórum com representantes de diversas denominações religiosas, o acompanhamento dos trabalhadores, usuários dos serviços e seus familiares, com ações de atendimento individual e coletivo nos espaços inter-religiosos de cada unidade hospitalar, bem como a visitação ao leito de usuários internados.
Leia mais em: http://goo.gl/NTSvru
CONEXÃO AFRO conexaoafro@gmail.com
Falar com Mãe
Carmen de Oxala :
(51) 81810404 / (51) 30556655
Postado por ASSOBECATY - Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá às 11:01 0 comentários
terça-feira, 10 de fevereiro de 2015
Seja Um Voluntário do Projeto Ajeun Ilerá
Postado por ASSOBECATY - Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá às 17:34 0 comentários
sábado, 7 de fevereiro de 2015
NO ANIVERSÁRIO DA ASSOBECATY, QUEM GANHA O PRESENTÃO É A COMUNIDADE
Então, chegou o dia 8 de fevereiro, mais um aniversário da casa tradicional Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá - ASSOBECATY, lugar onde o axé, do orixá Yemanjá e Oxalá é dominante há 81 anos de resistência e 27 de identidade jurídica. Nesta dia escolhemos refletir e agradecer as conquistas como ser reconhecida e investida como primeiro Ponto de Cultura de matriz africana, no estado, com o nome de Ilê Axé Cultural, que no mês de março a Secretaria Estadual de Cultura estará repassando recursos, para dar inicio as oficinas culturais.
Associação, também está operando o Projeto Batuque do Sul Promovendo a Vida com abrangência estadual atuando nos municípios de São Leopoldo, Guaíba e Porto Alegre, vinculado a Secretária Estadual de Saúde. Ainda, no que se refere a saúde a entidade ocupa um acento no Conselho Municipal de Saúde de Gravataí. E vem mais, aniversário por ai, 15 anos do Projeto Conexão Afro, 2º Ano do Telecentro e Bibilioteca Moab Caldas que tem como parceiros Ministério das Comunicações e Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - Seppir DF.
Quem faz o aniversário é ASSOBECATY, mas, quem ganhará o presentão é a comunidade guaibense com o recomeço do Projeto Ajeun Ilerá - Alimento saudável para todos, foi renovado o convênio com o governo federal, este beneficiará 1200 famílias diretas, totalizando 6000 mil pessoas. Projeto ousado e desafiador por ter o corte cultural afrobrasileiro de matriz africana, isto é , toda ação pedagógica e didática esta calçada nos valores civilizatórios afrobrasileiros.
Está é a Assobecaty, que a fundadora Mãe Quina de Yemanjá, deixou este legado para darmos continuidade a sua caminhada. No decorrer conseguimos encontrar pessoas abnegadas que chegaram para fortalecer a casa, depois vieram outras tantas que se agregaram a luta e juntos pudemos transmitir um pouco da cultura de matriz africana, as tradições e principalmente os princípios básicos da educação diferenciada que nos caracteriza.
Tudo isso é a ASSOBECATY !
Tudo isso devemos aos sócios pioneiros que a fundaram; aos que continuaram trabalhando para mantê-la e aos que hoje nos auxiliam para não somente continuar a tarefa, como também para cada vez mais torná-la grandiosa, querida e acolhedora.
Também não podemos nos esquecer da nossa família mítica, a minha raiz Pai Cleon de Oxalá, os meus filhos e netos, a rede de parceiros, os apoiadores dos nossos eventos, os nossos amigos intelectuais e políticos que sempre nos apoiaram e principalmente dos nossos companheiros das associações, conselhos e demais ilês, co-irmãs que sempre prestigiaram conquistas...
OBRIGADO A TODOS!
Adupê Adupê Adupê ô !
Mãe Carmen de Oxalá
08/02 /2015
Postado por ASSOBECATY - Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá às 18:01 0 comentários
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015
2º Travessia de Yemanjá rumo a ilha das Pedras Brancas lança a campanha conscientização ambiental
O Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural ASSOBECATY, entra no circuito das homenagens a Yemanjá, no municipio de Guaíba e estado, como forma de agradecimento e por constar no plano de trabalho que contempla a reconhecida casa tradicional como o primeiro ponto de cultura de matriz africana no estado, projeto vinculado pela Secretaria Estadual da Cultura. Este ano realiza o evento que aconteceu, no dia 01 de fevereiro. A segunda, Travessia de Yemanjá rumo a Ilha das Pedras Brancas, além das manifestações de devoção a rainha da águas, a beleza natural da ilha, este ano serviu como cenário para a reflexão sócio ambiental. Foi pelo viés da fé, que houve o lançamento da campanha que tem como tema “Kosi omi, kosi Yemanjá”, sem água, não tem Yemanjá. Estimulando a promoção da concientização ambiental, entre os vivenciadores de matriz afros, por meio da fé, cultura e o respeito a Yemanjá.
Maiores informações (51) 30556655 (51) 85748858
Guaíba, RS, Brasil
Postado por ASSOBECATY - Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá às 07:09 0 comentários
quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
Quinta feira, eu sai na linha de Yemanjá mas Ogum mostrou o caminho ! Uma agenda inesperada, fez eu aterrissar na Joner Produções mais uma vez. Eu Mãe Carmen de Oxalá, assinando compromissos futuros ! Um belo presente para o Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural ASSOBECATY e o sistema cultural afrodescendente !
Será um belo presente para o Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural ASSOBECATY e o Sistema Cultural Afrodescendente !!! Juntos sempre com Carla Joner !
Postado por ASSOBECATY - Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá às 19:08 0 comentários
quarta-feira, 14 de janeiro de 2015
ASSOBECATY consolida a reconquista do PROJETO AJEUN ILERA, fruto de dedicação, compromisso e um forte sentimento de pertencimento e solidariedade coletiva
Os primeiros dias do ano de 2015, não poderia ser melhor para a ASSOBECATY que cada vez mais se consolida no cenário nacional e internacional como um território sagrado regido por valores, civilizatórios africanos que se empenha em promover ações transversais e intersetorial na defesa e apoio para a concretude do SISAN- Sistema Segurança Alimentar no Rio Grande do Sul, educação popular alimentar e nutricional. Ainda estimular a participação comunitária para o controle social.
Mais uma grande conquista, atuação da ASSOBECATY não se restringe somente a questão da casa ser de tradição de Matriz Africana, vai além por promover a inclusão digital através da Bibilioteca e Telecentro Moab Caldas, Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural que tem enfasê no estado por ser de Matriz Africana, a execução do Projeto Roda de Conversa Batuque do Sul Promovendo a Vida. Também por ter, participação importante em espaços de decisão, Conselhos de Saúde, CONSEA RS, FESANS RS, Grupo Gestor Metropolitano em defesa do Programa de Aquisição de Alimento PAA, sendo que os espaços que fazem reflexões de segurança alimentar, fortalecem a operacionalização do Projeto Ajeun Ilerá, da mesma forma este somatório elevou a entidade, ter outra grande vitória, ser reconhecida com uma entidade de Assistência Social. A renovação do Ajeun Ilerá é mais uma prova da reafirmação do compromisso da ASSOBECATY com os valores que lhe norteiam em todas as suas vertentes. Dedicação, compromisso e um forte sentimento de pertencimento e solidariedade coletiva, faz a luta diária por politicas públicas no caso hoje em destaque da segurança alimentar e desenvolvimento de políticas estruturantes com recorte cultural afrobrasileiro de matriz africanas, tem sido desde sua existencia fruto de muito trabalho.
Postado por ASSOBECATY - Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá às 20:35 0 comentários
sexta-feira, 2 de janeiro de 2015
Losna a erva que mata células cancerégenas
Nota SS: É possível encontrar a Artemisia (Losna) em qualquer loja de produtos naturais.
Uma erva que mata 98% das células cancerígenas em 16 horas
Já reconhecida à mais de 2000 anos pela medicina tradicional chinesa como um poderoso remédio contra a febre e, mais recentemente, contra a malária, Artemisia annua (conhecida também como Losna ouAbsinto), é uma planta aromática com qualidades medicinais inequívocas.
Estudos recentes que usaram a planta para combater as células cancerígenas foram muito surpreendente. Assim, numa série de estudos, a artemisinina, uma substância extraída do losna e utilizada em fitoterapia chinesa há séculos, reduz as células do cancro do pulmão de até 28%. Em combinação com ferro, esta planta incrível mata 98% das células cancerígenas em apenas 16 horas. Ainda melhor; ele ataca seletivamente células “más” sem afetar o tecido saudável.
“Em geral, nossos resultados mostram que a artemisinina para o fator de transcrição” E2F1 ‘e está envolvido na destruição de células de cancro do pulmão “, foi indicado na conclusão da pesquisa realizada no laboratório de cancro da Universidade da Califórnia.
Um outro estudo da Universidade de Washington, liderado pelo Dr. Henry Lai e Narendra Singh, e até agora, o maior estudo feito à artemisinina nos Estados Unidos mostra que a artemisinina, sempre combinado com ferro, tem uma taxa comprovada de 75% de destruição do cancro da mama após apenas 8 horas e quase 100% de destruição em apenas 24 horas.
As células cancerígenas tendem a acumular mais ferro do que as células normais para promover a divisão celular, eles tornam-se mais suscetíveis à combinação de artemisinina e ferro. Finalmente, muitos outros experimentos foram realizados até agora todos eles têm mostrado que a artemisinina combinada com ferro pode efetivamente destruir o cancro em vários órgãos (intestino, próstata, etc). A infusão de artemisinina já oferece uma boa proteção contra vários tipos de cancro, mas a versão em pó seco seria muito mais eficaz.
Dr. Len Saputo classifica a artemisinina de “bomba inteligente contra o cancro.” Neste vídeo em Inglês, Dr. Saputo mostra como esta combinação de ferro e artemisinina pode ser desenvolvido em poderosos medicamentos anti-cancro.”
Leitura sugerida:
Losna: A Nova Erva Contra o Câncer
http://www.noticiasnaturais.com/2014/08/losna-a-nova-erva-contra-o-cancer/
Fonte: ZacaMen
via: http://ultimas-curiosidades.blogspot.com.br
---------------------------------------------------------------------------------
S
-
Receita e propriedades do chá de losna - Chá Benefícios
Conheça o milenar chá de losna, que oferece várias propriedades e benefícios para o seu organismo. Aprenda também como prepará-lo.
CHABENEFICIOS.COM.BR ·1.380 COMPARTILHAMENTOS · 5 DE JULHO DE 2013
-
Losna: A Nova Erva Contra o Câncer
A Artemisia annua, a erva do ano de 2014, também chamada de losna ou absinto, tem sido usada há séculos na China. Ela era uma terapia à base de plantas perdida até ser redescoberta em manuscritos antigos em 1970. Ela ainda é usada para o tratamento da malária e outros parasitas. No Vietnã
NOTICIASNATURAIS.COM ·9.286 COMPARTILHAMENTOS · 18 DE AGOSTO DE 2014
-
Losna ou Absinto: medicinal ou tóxica? - Jardim de Flores
Quem já provou um chá de losna conhece a principal característica desta planta: o sabor amargo. E dizem que essa característica foi até citada num provérbio de Salomão que teria declarado: "a infidelidade, ainda que possa ser excitante e doce no seu início, costuma ter um fim amargo como a losna".
JARDIMDEFLORES.COM.BR ·125 COMPARTILHAMENTOS · 21 DE DEZEMBRO DE 2012
Postado por ASSOBECATY - Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá às 15:20 0 comentários
quinta-feira, 1 de janeiro de 2015
Para que serve o manjericão
HUMI com Edna Jardim e outras 48 pessoas
PARA QUE SERVE O MANJERICÃO?
Sistema respiratório: tosse, catarro, dor de garganta, rouquidão, amigdalite.
Sistema digestório: má-digestão, náusea, prisão de ventre, cólica, falta de apetite, gases, aftas, enxaqueca.
Sistema nervoso: cansaço, falta de memória, ansiedade, insônia, inquietação.
Ótima para picadas de insetos e cicatrizar feridas.
As propriedades incluem ação antiespasmódica, digestiva, vermífuga, antibacteriana, adstringente, cicatrizante e
anti-inflamatória.
Efeito espiritual: limpeza, através do banho de manjericão – prepare o chá com um maço em dois litros de água
fervida. Após ferver, leve ao banheiro e coloque a erva. Espere ficar morno, retire o maço, coloque numa vasilha
apropriada, tipo baldinho, e despeje sobre o corpo. Querendo pode incluir a cabeça.
MAS, O QUE É? - Planta medicinal, conhecida como Alfavaca, Basilicão, Anfádega e Erva-rea, cujo nome
científico é Ocimum basilicum. A rainha das ervas gourmet, queridinha de todo chef de cozinha.
ONDE SE ENCONTRA - mercados, feiras, lojas de produtos naturais e viveiros de plantas, inclusive em saquinhos
com sementes para você plantar em casa, num vaso a sua disposição.
TIPOS - Tem inúmeros, inclusive roxo e para saber é só fazer a pesquisa no São Google, escrevendo: manjericão
tipos e benefícios.
CONSERVAÇÃO – Em vez de colocar na geladeira, coloque o maço fresquinho num copão de água.
MODOS DE USAR – Em chás: 10 folhas numa xícara de chá, água quente por cima, abafa, espera 10 minutos e
toma morno após almoço e jantar, ou a qualquer hora do dia. Melhor tomar a qualquer hora a ficar emperrado em
horários. Folhas cruas nas saladas e outros alimentos. Em sucos verdes. A culinária usa em pães, pizzas e tortas,
qualquer tipo de massa e carnes, porém, o ideal não é cozida nem assada.
EFEITOS COLATERAIS – podem causar alguma reação alérgica em pessoas sensíveis a algum componente da
planta. Você pode procurar por relatos na Internet.
CONTRAINDICAÇÃO - Durante a gravidez e lactação. Crianças até 12 anos, verifique antes de culpar o
manjericão daquela pizza de glúten e queijos.
In-line | Ajustar texto | Quebrar texto
Alternar o suporte para leitor de tela
HUMI com Edna Jardim e outras 48 pessoas
PARA QUE SERVE O MANJERICÃO?
Sistema respiratório: tosse, catarro, dor de garganta, rouquidão, amigdalite.
Sistema digestório: má-digestão, náusea, prisão de ventre, cólica, falta de apetite, gases, aftas, enxaqueca.
Sistema nervoso: cansaço, falta de memória, ansiedade, insônia, inquietação.
Ótima para picadas de insetos e cicatrizar feridas.
As propriedades incluem ação antiespasmódica, digestiva, vermífuga, antibacteriana, adstringente, cicatrizante e
anti-inflamatória.
Efeito espiritual: limpeza, através do banho de manjericão – prepare o chá com um maço em dois litros de água
fervida. Após ferver, leve ao banheiro e coloque a erva. Espere ficar morno, retire o maço, coloque numa vasilha
apropriada, tipo baldinho, e despeje sobre o corpo. Querendo pode incluir a cabeça.
MAS, O QUE É? - Planta medicinal, conhecida como Alfavaca, Basilicão, Anfádega e Erva-rea, cujo nome
científico é Ocimum basilicum. A rainha das ervas gourmet, queridinha de todo chef de cozinha.
ONDE SE ENCONTRA - mercados, feiras, lojas de produtos naturais e viveiros de plantas, inclusive em saquinhos
com sementes para você plantar em casa, num vaso a sua disposição.
TIPOS - Tem inúmeros, inclusive roxo e para saber é só fazer a pesquisa no São Google, escrevendo: manjericão
tipos e benefícios.
CONSERVAÇÃO – Em vez de colocar na geladeira, coloque o maço fresquinho num copão de água.
MODOS DE USAR – Em chás: 10 folhas numa xícara de chá, água quente por cima, abafa, espera 10 minutos e
toma morno após almoço e jantar, ou a qualquer hora do dia. Melhor tomar a qualquer hora a ficar emperrado em
horários. Folhas cruas nas saladas e outros alimentos. Em sucos verdes. A culinária usa em pães, pizzas e tortas,
qualquer tipo de massa e carnes, porém, o ideal não é cozida nem assada.
EFEITOS COLATERAIS – podem causar alguma reação alérgica em pessoas sensíveis a algum componente da
planta. Você pode procurar por relatos na Internet.
CONTRAINDICAÇÃO - Durante a gravidez e lactação. Crianças até 12 anos, verifique antes de culpar o
manjericão daquela pizza de glúten e queijos.
In-line | Ajustar texto | Quebrar texto
Postado por ASSOBECATY - Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá às 15:19 0 comentários