O Baobá é considerada uma árvore sagrada e foi trazida pelo povo africano que chegou escravizado no Brasil, cujo significado para as Religiões de Matrizes Africanas é a vida. Seu nome científico é Andasonia Diditata e é considerada a planta da vida porque todos os seus elementos podem ser utilizados, além da sua grande longevidade que varia de 700 a 1000 anos. Seu fruto é rico em vitamina C e a casca pode ser utilizada na confecção de utensílios domésticos e materiais de decoração. A semente, além de ter propriedades medicinais, quando torrada pode ser consumida como pó de café e ainda ser aproveitada como matéria-prima na confecção de adornos e bijouterias. Por ter um tronco de grande diâmetro, a árvore chega a armazenar 120 mil litros de água, servindo de reservatório nos desertos africanos. O Baobá também serve de morada para abelhas e morcegos.
Leia em: http://www.salvador.ba.gov.br/ neste endereço você também poderá ler a matéria na íntegra e saber mais sobre as ações da Secretaria Municipal de Reparação na capital da Bahia.
A Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá, assim constituída, vem construindo o seu reconhecimento pelo perfil de trabalho destacado pelas causas que assume: saúde no Ylê – DST\Aids, segurança alimentar e prevenção às drogas, meio ambiente, comunicação popular e inclusão digital, gênero, cultura, segurança urbana, entre outras ações que são construídas de modo interdisciplinar pelos diferentes grupos que freqüentam a casa como filhos e filhas, simpatizantes, voluntários ou simplesmente admiradores desta força de luta.
0 comentários:
Postar um comentário